quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Tomografia Computadorizada: Secções Tomograficas

Introdução:

A Tomografia Computadorizada tornou possível uma visualização tridimensional dos órgãos em geral e, em particular do cérebro, de nosso interesse. Embora o resultado visual da Tomografia Computadorizada seja monocromático, ou seja, mostra apenas os vários tons do cinza, indo do totalmente preto ao branco, mesmo assim são muito mais numerosas que as variações de tons de cinza do Raio X convencional. Uma imagem de Raios X convencional tem uma variação de 30 escalas de cinza no máximo, enquanto as imagens de Tomografia Computadorizada possuem uma variação que chega a 200 escalas de cinza. Essa variação da cor é que permite identificar a densidade do tecido examinado, sua constituição óssea, tumoral, líquida, etc.
A Tomografia Computadorizada e, mais recentemente, a Ressonância Nuclear Magnética, têm ajudado significativamente o estudo do Sistema Nervoso Central, notadamente a perfeita localização, caracterização e delimitação de tumores. esse objetivo com raios-X de alta intensidade e focalização precisa.

Em Tomografia Computadorizada, temos um aparelho de raios X acoplado a um sistema de informática, ou seja, um computador, que irá processar a obtenção dos valores de atenuação e som, substituindo-os por uma escala de cinza, a importancia das secções ou cortes em tomografia, auxilia o Técnico em Radiologia e o Médico do serviço a pré-definir suas imagens, rotaciona-las ao melhor ângulo possível

Por fim as secções tomograficas demonstram estruturas internas, espaços articulares e uma diversificação de angulos a serem estudados pelo radiologista

Na aquisição das imagens, utilizaremos linhas de campo para posicionamento estrutural, todos em direção as linhas de mensuração do corpo humano

Tais linhas são:

LINHA DE CORTE DO PLANO MÉDIO SAGITAL

LINHA DE CORTE AXIAL OU LINHA TRANSVERSA

LINHA DE CORTE DO PLANO VERTICAL OUVIDO OU LINHA CORONAL


A aquisição dos cortes em TC são realizadas somente em Axial e Coronal



Axial (Superior e Inferior), Coronal (Anterior e Posterior), cortes sagitais não são realizados em TC pela inpossibilidade de tal posicionamento, porém em reconstruções tomográficas que é um dos recursos utilizados nesta tecnologia, pode se reconstruir secções tomograficas nos tres planos, vejamos a seguir:



TR Dhiego Gumieri

Técnico em Radiologia

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Anônimo disse...

gostei muito do seu blog porque....

ME AJUDOU A FAZER UM TRABALHO PRA GANHAR DINHIRO. ( SÓ FALTA AS IMAGENS QUE EU TENHO Q PROCURAR EM OUTRO LUGAR PORQUE NO SEU BLOG NÃO TÁ DANDO PRA VE.

+ MSM ASSIM VALEU!)

Anônimo disse...

valeu!!!

me ajudou a estudar pra facul...