domingo, 29 de julho de 2007

RESOLUÇÃO CONTER N.º 06, DE 13 DE MAIO DE 2005




Aprova o regulamento sobre o Símbolo Oficial dos Profissionais das Técnicas Radiológicas.

O CONSELHO NACIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA no uso de suas atribuições legais e regimentais, que lhe são conferidas pela Lei nº 7.394/85 e Decreto nº 92.790/86, e;

CONSIDERANDO a necessidade de aperfeiçoamento e atualização permanente de toda a legislação que disciplina a atividade profissional do Técnico e do Tecnólogo em Radiologia;

CONSIDERANDO inúmeras solicitações que chegam ao CONTER, oriundas de Instituições de Ensino de Cursos Superiores de Tecnólogos e de Cursos Técnicos em Radiologia, no sentido de que o Conselho Nacional aprove um texto único para o juramento dos formandos, bem como a pedra e o anel de grau, a cor da faixa da beca, os quais possibilitem representar a categoria;

CONSIDERANDO a necessidade de instituir e normatizar um símbolo heráldico (brasão) representativo da categoria, a ser utilizado pelo Sistema CONTER/CRTRs;

CONSIDERANDO os estudos e subsídios contidos no Processo Administrativo CONTER nº 038/2004, sobre “normatização da identidade visual e simbologia do Sistema CONTER/CRTRs”;

CONSIDERANDO a decisão deste Plenário em sessão realizada no dia 06 de maio de 2005,

RESOLVE:

Art. 1º - Aprovar o regulamento, parte integrante do presente ato, que dispõe sobre heráldico, o juramento, a cor da faixa da beca, a pedra e o anel de grau dos profissionais das Técnicas Radiológicas.

Art. 2º - Compete ao CONTER tomar as providências necessárias ao registro dos símbolos da categoria constate no presente regulamento, bem como, a divulgação entre os Conselhos Regionais que compõe o Sistema CONTER/CRTR’s.

Parágrafo único - Todos os profissionais das Técnicas radiológicas, bem como as Instituições de Ensino formadoras dos Cursos de Tecnólogos e Técnicos em Radiologia e as pessoas físicas e jurídicas representantes da categoria poderão conhecer o inteiro teor do presente regulamento, bastando para tanto, requerê-lo no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de suas jurisdição.

Art. 3º - A presente Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 13 de maio de 2005.

TR. VALDELICE TEODORO
Diretora Presidente

TR. JOSÉ CARLOS ARAÚJO DE MELO
Diretor Secretário

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONTER N.º 001/2005

Regulamenta a Resolução CONTER n.º. 006/2005

A DIRETORIA EXECUTIVA DO CONSELHO NACIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA,no exercício de suas atribuições legais e regimentais, conferidas pela Lei nº 7.394/85, Decreto nº 92.790/86 e Regimento Interno do CONTER;

CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar os procedimentos a serem adotados pelo Sistema CONTER/CRTRs, em face da Resolução CONTER nº 06/2005, a qual dispõe sobre Símbolo Oficial dos Profissionais das Técnicas Radiológicas;

CONSIDERANDO o decido em Reunião Plenária Extraordinária, realizada no dia 06 de maio de 2005;

RESOLVE:

Art. 1º - Instituir o heráldico, o juramento, a cor da faixa da beca, a pedra e o anel de grau dos profissionais das Técnicas Radiológicas.

Art. 2º - O símbolo heráldico (brasão) será constituído da seguinte forma: um círculo menor, na cor amarela, contendo na parte interna um trifólio representando a presença de radiação ionizante, tendo ao centro um bastão entrelaçado por uma serpente, envolvidos pela representação espacial de um átomo, tendo esse conjunto circundado por uma roda dentada e por outro círculo, também na cor amarela, contendo em sua parte inferior a data de 1985.

Parágrafo único - As cores e as dimensões do trifólio seguem os padrões estabelecidos pela N.E. 3.01 - CNEN.

Art. 3º - O juramento a ser proferido nas solenidades de Colação de Grau e Formaturas dos Cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia e de Cursos Técnicos em Radiologia, respectivamente, será o seguinte:

“A grandeza de nossa profissão se revela quando contribuímos para melhorar a qualidade de vida dos seres vivos.

Por acreditar nesse processo, que prometemos honrar a Radiologia exercendo nosso ofício com sabedoria e dignidade.

Procuraremos nos dedicar permanentemente ao aperfeiçoamento de nossos conhecimentos técnicos e científicos, auxiliando na promoção do bem estar da humanidade e seguindo com confiança, coragem e coerência nosso ideal que agora se chama profissão.

Prometemos, ainda, jamais esquecer que a vida é a nossa prioridade, sendo merecedora de todo nosso respeito e carinho, sempre nos orientando a partir dos preceitos éticos e legais da nossa profissão.

Esta é a nossa vontade, este é nosso Juramento.”

Art. 4º - A faixa da beca a ser utilizada em solenidades de formaturas será na cor VERDE, que corresponde à inclusão de Ciência da Saúde e Ciências Biológicas, conforme terminologia adotada pelo Censo Educacional do MEC.

Art. 5º - O Anel de Grau terá uma pedra Topázio Amarelo em aro de ouro, ostentando em ambos os lados o brasão constante no Art. 2º.

Art. 6º - Os símbolos descritos nesta Resolução são de uso privativo de:
a) Conselhos Nacional e Regionais de Técnicos em Radiologia;
b) Profissionais registrados nos CRTRs;
c) Instituições de Ensino formadoras dos Cursos de Tecnólogos e Técnicos em Radiologia;
d) Pessoas físicas e jurídicas representantes da profissão das Técnicas Radiológicas;
e) Alunos dos Cursos de Graduação e dos Cursos Técnicos em Radiologia.

Art. 7º - O heráldico (brasão) poderá figurar como segue:
a) Usado como distintivo pessoal na lapela;
b) Aposto em veículos oficiais dos Conselhos Nacional e Regionais de Técnicos em Radiologia e em veículo de uso particular;
c) Aplicado em material de correspondência dos Órgãos do Sistema CONTER/CRTRs;
d) Aplicado em convite de formatura e material de propaganda de eventos científicos que envolvem a categoria;
e) Aplicado em flâmulas, broches e bottons;
f) Aplicado em uniformes dos profissionais das Técnicas Radiológicas.

Art. 8º - Os Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia cuidarão de informar às Instituições de Ensino sobre as normas contidas nesta Resolução, dentro de suas respectivas jurisdições.

Art. 9º - O significado dos símbolos inseridos no brasão, bem como as justificativas para a escolha da cor da faixa da beca e da pedra do anel de grau é a constante do anexo desta Resolução.

Art. 10º - Compete ao CONTER tomar as providências necessárias ao registro dos símbolos da categoria.

De acordo com o artigo 9º da Resolução CONTER nº 12/2004, o presente anexo trata sobre o significado dos símbolos inseridos no brasão, bem como as justificativas para a escolha da cor da faixa da beca e da pedra do anel de grau.

1. DO BRASÃO:
a) TRIFÓLIO - representa o símbolo internacional indicativo da presença de radiação ionizante, com a qual labutam os profissionais das técnicas radiológicas.
b) BASTÃO - representa o poder daquele que tem a formação profissional o conhecimento técnico e científico das aplicações das técnicas radiológicas.
c) SERPENTE - representa a ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia.
d) ÁTOMO - aqui apresentado em sua forma espacial, representado a energia, em todas as suas formas, simbolizando a aplicação da mesma em outras áreas nas quais atuam o profissional Tecnólogo e Técnico em Radiologia.
e) RODA DENTADA - simboliza as áreas industriais, cuja atuação cabe também ao profissional das técnicas radiológicas.
f) ANO DE 1985 - representando o ano em que foi regulamentada a profissão (Lei nº 7394/85).

2. DA COR DA FAIXA DA BECA:

A cor VERDE é adotada por todas as profissões da área da saúde sendo classificada, conforme a área do saber, de acordo com as normas do CNPq - Conselho Nacional de Pesquisa. Simboliza saúde, perseverança, naturalidade, limpeza, juventude e natureza. Estimula momentos de paz, de equilíbiro e de cura.

3. DA PEDRA DO ANEL DE GRAU:

O TOPÁZIO AMARELO é uma pedra preciosa que significa prosperidade, sabedoria. Supera traumas e alivia cansaço mental. Ativa o intelecto, a comunicação, a concentração, a disciplina, a atenção aos detalhes e a harmonia do todo.

Art. 11º - A presente Instrução Normativa entrará em vigor a partir de sua assinatura.

Brasília, 13 de maio de 2005.

14 comentários:

Anônimo disse...

This is very interesting, You're a very skilled blogger. I have joined your feed and look forward to seeking more of your excellent post. Also, I've shared
your website in my social networks!

Also visit my web page :: Mito slim review

Anônimo disse...

Greetings! Very useful advice in this particular article!
It's the little changes that make the most important changes. Thanks a lot for sharing!

my page Max Thermo Burn Review

Anônimo disse...

I really like your blog.. very nice colors & theme.

Did you make this website yourself or did you hire someone to do it for you?
Plz respond as I'm looking to construct my own blog and would like to know where u got this from. thank you

Feel free to visit my page - Nuvocleanse Reviews

Anônimo disse...

Good day! Would you mind if I share your blog with my zynga
group? There's a lot of folks that I think would really enjoy your content. Please let me know. Thank you

my webpage :: Testforce Xtreme

Anônimo disse...

Hi there Dear, are you genuinely visiting this website regularly,
if so then you will without doubt obtain fastidious know-how.


Feel free to visit my web site; Internet Money Path From Home

Anônimo disse...

Fantastic goods from you, man. I've understand your stuff previous to and you're just extremely fantastic.
I really like what you have acquired here, really like what you're stating and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still care for to keep it sensible. I can not wait to read much more from you. This is actually a wonderful website.

my site - Weight loss supplement

Anônimo disse...

Keep on writing, great job!

my homepage: Zinn collection reviews

Anônimo disse...

Good blog you've got here.. It's difficult to find excellent writing like yours nowadays.
I truly appreciate individuals like you! Take care!!

my page :: 1285 Muscle Supplement

Anônimo disse...

Wonderful beat ! I wish to apprentice even as you amend your
web site, how could i subscribe for a weblog
website? The account helped me a acceptable deal. I
had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright
transparent concept

Here is my blog Cosima revival

Anônimo disse...

Hi it's me, I am also visiting this web site regularly, this web page is really pleasant and the viewers are in fact sharing fastidious thoughts.

Also visit my webpage - Goji Berry Reviews

Anônimo disse...

Hi there, I enjoy reading through your post. I wanted to write a little comment to support
you.

Take a look at my site; Rvtl Anti Aging

Anônimo disse...

This site definitely has all of the information and facts I wanted concerning this subject and didn't know who to ask.

Also visit my web blog :: Money from home

Anônimo disse...

I think this is among the most vital information for me.
And i'm glad reading your article. But want to remark on few general things, The website style is perfect, the articles is really excellent : D. Good job, cheers

Feel free to surf to my site: Raspberry Ketones

Anônimo disse...

Hi there! I just want to give you a huge thumbs up for the
great information you have got right here on this post.

I am coming back to your website for more soon.




eye treatment