sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Introdução a Radiologia (Fundamentos de Radiologia)


Os princípios físicos dos raios-X foram descobertos por Wilhelm Conrad Roentgen em 1895, na Alemanha, esta descoberta marcou o início de uma nova era de diagnóstico na Medicina. William Crookes havia desenhado o tubo que Roentgen utilizou para produzir os raios-X. Estes raios foram chamados de x, pois não era conhecido este tipo de radiação, que atravessava madeira, papel, e até o corpo humano. Sua descoberta valeu-lhe o prêmio Nobel de Física em 1901. Na época - começo do século XX - ocorreu uma revolução no meio médico, trazendo um grande avanço no diagnóstico por imagem.

“Um grande número de invenções verdadeiramente

notáveis ocorreram no século XIX, mas o descobrimento de

Roentgen fascinou o publico de modo especial –ele proporcionou um meio

de: sem cortar, nem abrir, explorar o corpo humano”.

(GRAHAM FARMELO)

O que é a Radiologia?

Radio= Radiação, logia= estudo

A radiologia é uma ciência que estuda as radiações e a aplicação das mesmas, tanto na área industrial, quanto na área médica, na área médica divide-se em Radiodiagnóstico e Radioterapia.

O que é Radiação?

É um tipo de energia (tudo que irradia), que vai de um ponto ao outro, com ou sem energia, divide-se em eletromagnéticas e corpusculares.

O que é o raio-X (Rx)?

O raio-X é uma onda eletromagnética, como a luz visível, as ondas de rádio, os raios infra-vermelhos, e os raios ultra-violetas. As ondas eletromagnéticas tem como características: a sua freqüência e o seu comprimento de onda, sendo estas duas características inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a freqüência menor o comprimento de onda. A energia de uma onda é diretamente proporcional à sua frequência.

Como o raio-X é uma onda de alta energia, o seu comprimento de onda é muito curto da ordem de 10–12 m (um picômetro) e sua freqüência é da ordem de 1016 Hz. Com este comprimento de onda muito curto, estes raios tem a capacidade de penetrar na matéria, o que possibilita sua utilização no estudo dos tecidos do corpo humano.

Sala de Radiologia Convencional

O que é Radiografia?

A radiografia é um registro/estudo duradouro

de qualquer estrutura, utilizando a radiação x

como agente principal


Radiografia do Tórax (PA)


Natureza do trabalho

Os técnicos de radiologia são profissionais de saúde que efetuam exames na área da radiologia, ou seja, atuam ao nível da produção de imagens do interior do corpo que permitem diagnosticar situações patológicas como pneumonias, tumores ou fraturas ósseas, entre muitas outras. As suas principais funções consistem, assim, na programação, execução e avaliação de todas as técnicas radiológicas utilizadas no diagnóstico, na prevenção e promoção da saúde, recorrendo para esse efeito a equipamentos tecnologicamente avançados.

As suas funções compreendem a preparação e posicionamento do cliente/paciente para a realização do exame, bem como a sua vigilância durante o mesmo. Além disso, planejam, programam e executam os procedimentos necessários ao esclarecimento da situação clínica dos doentes. Por vezes, elaboram um relatório preliminar descritivo daquilo que observam, no sentido de permitir uma correta decisão por parte do médico, na elaboração do diagnóstico e na definição da terapêutica. Pelo fato de trabalharem com radiações, estes profissionais devem manter um nível máximo de segurança na sua utilização com vista a assegurar a sua proteção e a do cliente/paciente.

As técnicas que tradicionalmente utilizam incluem a radiologia convencional, a tomografia computadorizada, entre outras. O âmbito da radiologia tem vindo a aumentar nos últimos anos - em parte devido ao desenvolvimento tecnológico - e novas técnicas têm surgido, como a angiografia, que permite o estudo dos vasos arteriais e venosos. Dada a diversificação crescente das técnicas utilizadas, a atividade destes profissionais é também designada por imaginologia, termo que pela sua abrangência é considerado mais adequado à realidade atual.

Fazendo uso do conhecimento que tem dos equipamentos, estes técnicos tentam obter uma imagem de diagnóstico o mais esclarecedora possível. Os aparelhos que usam variam desde os mais simples - como o que é usado para o exame de raio-x - a equipamentos muito sofisticados, utilizadores de sistemas informáticos para a produção e aquisição de imagens (Tomografia e Ressonância Magnética). Os técnicos de radiologia necessitam, por isso, de saber usar os programas de software que integram os equipamentos, chegando alguns a participar, inclusive, na preparação desses mesmos programas.

Além dos conhecimentos técnicos e científicos, estes profissionais devem ter a capacidade de trabalhar em equipe de uma forma eficaz, uma vez que trabalham em estreita colaboração com outros profissionais: colaboram diariamente com médicos radiologistas (bem como de outras especialidades, como cardiologistas, neurologistas, gastroenterologistas, etc.), e alguns exames têm de ser realizados por mais de um técnico. A capacidade de comunicação é determinante no sucesso de todo o processo, designadamente entre o médico que prescreve o exame e o técnico de radiologia que o realiza.

Por outro lado, devem ser capazes de uma avaliação rápida do doente, tendo sempre presente a necessidade de estabilizar a sua ansiedade, pondo-o, tanto quanto possível, a par do objetivo do exame. Neste sentido, a segurança e o rigor que transmitem são determinantes para criar um clima de confiança, facilitador de uma realização bem sucedida do exame. O conhecimento imediato dos diagnósticos menos otimistas e o fato de trabalharem frequentemente sob pressão implicam algum desgaste psicológico e exigem a estes técnicos alguma resistência emocional.

11 comentários:

Lucival disse...

Muito bom esse comentario. Achei muito interessante mesmo.
Para mim é uma fonte de conhecimento bastante importante já que estou a alguns meses caminhando para um estágio e que concerteza eu farei com grande sucesso.
Um abraço ao criador e colaboradores desse Blog.
Show de bola!!!!

Unknown disse...

entao td bem rapaz... estou quase concluindo radiologia medica mais a area tem muitos profissionais.mesmo oce sendo o melhor da area ou de sua turma o campo n abre pois tudo quase é concursadu...mais msm assim a ressonaçia e a tomografia é meu objetivo prinçipal valew abraço e boa sorte ai para todos tecnicos e futuros tecnicos

Anônimo disse...

entao td bem rapaz... estou quase concluindo radiologia medica mais a area tem muitos profissionais.mesmo oce sendo o melhor da area ou de sua turma o campo n abre pois tudo quase é concursadu...mais msm assim a ressonaçia e a tomografia é meu objetivo prinçipal valew abraço e boa sorte ai para todos tecnicos e futuros tecnicos

Anônimo disse...

entao td bem rapaz... estou quase concluindo radiologia medica mais a area tem muitos profissionais.mesmo oce sendo o melhor da area ou de sua turma o campo n abre pois tudo quase é concursadu...mais msm assim a ressonaçia e a tomografia é meu objetivo prinçipal valew abraço e boa sorte ai para todos tecnicos e futuros tecnicos

Anônimo disse...

estou começando fazer o curso de radiologia, e estou com medo , mais achei muito interessante o que voçes falaram isso me ajudou muito!!!

Anônimo disse...

Adorei o resumo da área (radiologia), pois estou cursando e esta sendo fascinante, é realmente, uma área q independente da "estabilidade" vc tem q aprender a ser um profissional...
Nosso campo não está escasso, pois se tivesse não se formariam centenas de médicos, enfermeiros... por ano. Vale apena ser Técnico em Radiologia!!!

Anônimo disse...

Excelente explicação sobre a profissão(Radiologia), em breve iniciarei no curso de Radiologia, e com esse esclarecimento fiquei ainda mais seguro do que eu almeijo para o meu futuro. Obrigado!

luciane disse...

Gostei bastante da esplicaçao, vou começar a fazer o curso agora e esse resumo esclareceu bastante minhas duvidas e curiosidades,acredito que todo apredizado seja proveitoso, parabens amigos do blog!

Anônimo disse...

Não fui diferente dos outros...Eu simplesmente adorei esses comentários.bem que poderia ser em todas as áreas, assim não teria muita gente indecisa no que fazer para o futuro.
Eu ja me decidi.
Parabéna a equipe do blog!

Unknown disse...

muito bom gostei legal.

Unknown disse...

muito bom gostei legal.